17 de Novembro de 2022
Resultado compara a média mensal de 2021 com a média mensal de 2022
Garantir o bom funcionamento dos 720 quilômetros de redes coletoras de esgoto de Sumaré faz parte do compromisso da BRK, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto da cidade.
Além de manutenções periódicas, a empresa realiza diariamente a limpeza preventiva das redes de esgoto. No total, de janeiro a outubro de 2022, 75 quilômetros de tubulações foram limpas.
Esse trabalho contribuiu para reduzir em 13% o número desobstruções na cidade, ao comparar a média mensal de 2021, que fechou em 225, com a média mensal de 2022, que é de 195.
“Intensificamos as ações de manutenção preventiva e, com isso, reduzimos em 45% a média mensal de desentupimentos de 2022 comparada a registrada há cinco anos, em 2017. Com isso, contribuímos para o meio ambiente e saúde da população e um serviço cada vez melhor a nossos clientes”, destaca Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK.
A concessionária também realiza inspeções periódicas nas redes para antecipar futuros problemas. O trabalho é realizado com o equipamento seesnake, que possibilita a filmagem dentro das tubulações de esgoto. Deste modo, é possível verificar os pontos em que há trincas, pequenos vazamentos ou obstruções e realizar o reparo antes de ocorrer entupimentos e, consequentemente, transbordamento de esgoto em vias públicas.
É importante destacar que, além das medidas adotadas pela empresa, a população também precisa se conscientizar quanto ao uso correto das tubulações de esgoto. Elas foram feitas para receber 99% de material líquido e somente 1% de sólido. Portanto, lixo como restos de alimento, papel higiênico, fraldas e fio dental, não devem ser descartados nas redes e em ligações residenciais.
Além disso, a ligação irregular da água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar o transbordamento dos poços de visita (local de acesso às tubulações de esgoto) e, consequentemente, aumentar a possibilidade de retorno de esgoto nas ruas e nos imóveis, tendo em vista a força e quantidade de água de chuva que entra na rede de forma incorreta.
“É importante que o uso correto do sistema de esgoto seja um hábito e, principalmente, um compromisso de todas as pessoas. A maneira como cada indivíduo utiliza o sistema de esgoto reflete diretamente em sua estrutura e pode causar prejuízos à saúde e ao meio ambiente quando utilizado de forma incorreta”, complementa o gerente.
A BRK incentiva a população a conhecer mais sobre a importância do uso correto das redes de esgoto. Acesse https://blog.brkambiental.com.br/esgoto-nao-e-lixeira/ para mais informações. E a concessionária também disponibiliza palestras educativas sobre esse tema. Interessados podem solicitar o agendamento à equipe de Sustentabilidade pelo e-mail: sustentabresp@brkambiental.com.br.